Foto Adriano Diogo
Buscar:
redessociaisBlogOrkutFacebookTwitterredes2

Meio Ambiente

foto Adriano Diogo

COMPROMISSO COM O MEIO AMBIENTE ATRAVÉS DA PARTICIPAÇÃO POPULAR

A preocupação com o meio ambiente sempre esteve presente na vida de Adriano Diogo desde a sua juventude, quando decidiu ser geólogo. Formou-se em Geologia pela USP – Universidade de São Paulo e fez pós-graduação em Hidrogeologia, em um curso promovido pela ONU - Organizações das Nações Unidas, na Argentina.

Sua atuação como vereador, durante 14 anos, só reforçou seu compromisso com as questões ambientais. Contribuiu de maneira decisiva para impedir a implantação de incineradores de lixo em Perus, Santo Amaro e São Mateus. Criou leis de combate à poluição sonora e às enchentes e aprovou a primeira lei de coleta seletiva de lixo do Brasil.

Assumiu a Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente em 2003, onde realizou uma gestão inovadora, incentivando a participação popular. Graças a esta visão foi possível estabelecer um diálogo com as comunidades indígenas da cidade e com as populações de locais carentes de áreas verdes, onde foram criados sete parques e 30 praças. As ações implementadas durante sua gestão proporcionaram benefícios não só para as comunidades locais, mas para a sociedade global, como a instalação da maior usina de biogás para geração de energia do mundo, construída no antigo aterro bandeirantes, que reduz a  emissão  do  gás  de  efeito  estufa  e ainda beneficia  a  Prefeitura  de  São  Paulo que  participa  dos  resultados  financeiros  advindos  da  venda  dos  créditos  de  carbono, devido ao Protocolo de Quioto.

Assim que reassumiu seu mandato de deputado estadual, em 2005, aprovou na Assembléia Legislativa dois importantes projetos para o Estado. O projeto das piscininhas que prevê medidas para conter as enchentes no Estado de São Paulo e o projeto de fiscalização das águas minerais que estabelece regras específicas para extração, transporte e comercialização da água mineral. Ambos foram vetados pelo ex-governador Geraldo Alckmin. Em março de 2006 Adriano Diogo foi eleito presidente da Comissão de Defesa do Meio Ambiente da Assembléia Legislativa de São Paulo.

  • Usina de biogas
  • Atlas ambiental do municipio de Sao Paulo
  • Historia ambiental da Zona leste
  • jogo da Memoria
  • Usina de ideias

Adriano Diogo©Todos os direitos reservados